sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ilustre Portugues


Sem dúvida o maior e melhor romancista português de sempre e quem sabe para todo o sempre ! Presto aqui a minha homenagem a Eça de Queirós, o escritor que arrebata de mim admiração suprema. .. Quem diria que depois de uns anos de ter sido obrigada a ler Os Maias (leitura obrigatória no secundário) e ter detestado por sinal, este livro se tenha tornado uma das minhas grandes paixões. Eça de Queirós tem o dom de me fascinar não apenas com Os Maias, mas com toda a sua obra, não vale a pena escolher um... Realista, romancista Eça traduz a sociedade na sua completa essência, os seus vícios, as suas virtudes...retratos traduzidos em palavras, a actualidade deste autor é impressionante, o humor, sátira e sentimentos! !! Não sei se concordam comigo, mas sem duvida Eça trata-se de um alquimista de palavras, onde os séculos que nos separam não são mais que meros números...Para os que não conhecem fica a sugestão, para os que pensam que será um aborrecimento ler velharias... não sabem o que estão a perder!

5 comentários:

  1. Prometo que nas férias leio isto com calma... Mas é bom que tenhas boa nota, porque não te ponho o olho tão cedo. Pra lá de uma porrada de tempo.
    Olha, comentário sádico.. já tens o blog, e agr? vai um twitter?!
    eheheheh...Brincadeirinha.
    Beijo alentejanita.
    ps. O espaço está realmente bonito. :)

    ResponderExcluir
  2. apartir de agora prometo seguir atentamente o teu blog...pelo que li está brutal...gostei muito...sem falar da foto do cabeçalho....aquela senhora está brutalissima..lol..
    beijinhos e conta comigo para visitas assíduas:)

    ResponderExcluir
  3. As coisas começam-se pelo inicio...Portanto:

    Está de uma subtileza incrivel o teu blog!

    Eu sabia que esse teu sentido de humor aplicado à escrita tinha que dar frutos...Só quem realmente gosta de Ler e sabe interpretar uma leitura como a de Eça pode Apaixonar-se perdidamente por ela...também eu padeço desse bem e partilho o gosto pelo ilustre Eça de Queiroz!
    Que pouco se lê...já nós sabiamos!Nos tempos que correm ler não é um passatempo - porque o que não falta são passatempos - é um gosto, uma vontade maior quase uma dependencia!
    Ler, segundo muitos ( demasiados)está demodé...que pena que assim pensem!Numa sociedade cada vez mais pré-fabricada, completamente desgastada pela anomia social é na Leitura que se fazem introspecções que só a leitura permite!Haverá coisa mais deliciosa(há...mas não interessa) do que embrenhar-se numa historia ao ponto de sermos personagens dela?? bem..eu gosto e ponto final!!!!

    Nozinha, muitos parabéns e força com isso da Leitura...para ver se contrariamos a morte anunciada do habito da leitura e os ataques à escrita com os "X" pelos "S" e por ai fora!
    Beijão e já sabes que eu te adoro e me mandava para um eira de Ortigões por ti...

    ResponderExcluir
  4. Mais uma entrada fantástica no blog... Eça, Monárquico e Reaccionário, foi de facto uma pérola da Literatura Europeia, nascido no jardim lusitano. Uma homenagem merecida, bem feita, com algum lirismo. Os meus parabéns

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida, uma excelente escolha para iniciar um blogue dedicado à leitura!!!!

    É um dos meus autores de eleição e que me acompanha há muito... excelente ponto de partida para uma reflexão, mas, igualmente, uma excelente fonte de inspiração de ironia fina para enfrentar a nossa árdua rotina...

    Bom trabalho!

    E já agora não te esqueças das palavras deste mestre "Pensar e fumar são duas operações idênticas que consistem em atirar pequenas nuvens ao vento"

    ResponderExcluir